top of page
Buscar

Tudo é um único e imenso existir

O grande domínio de toda a matéria abrange várias espécies que são totalmente diferentes entre si desde a base, razão por que jamais se misturam entre si.

Abdruschin

A ignorância sobre a matéria escura é fundamentalmente diferente da ignorância sobre o éter. O éter era um espaço reservado para a nossa compreensão incompleta, enquanto a existência da matéria escura não resulta de mera suposição, mas dos efeitos observados da sua gravidade em matéria visível. Não estamos a inventar a matéria escura a «partir do espaço»; estamos, antes, a deduzir a sua existência a partir de factos observados.

A matéria escura é tão real como os muitos exoplanetas descobertos em órbita à volta das estrelas que não o sol, descobertos apenas através da influência gravitacional que exercem sobre as estrelas hospedeiras não da medição direta da sua luz.

O pior que pode acontecer é descobrirmos que a matéria escura afinal não é constituída por matéria, mas por uma outra coisa qualquer. Estaríamos a ver os efeitos de forças de outra dimensão?

Estaremos a sentir a gravidade comum da matéria comum a atravessar a membrana de um universo-fantasma adjacente ao nosso? Nesse caso, este poderia ser apenas um de uma infinita variedade de universos que compõem o multiverso. Parece exótico e inacreditável. Mas será mais estranho do que as primeiras sugestões de que a Terra é que andava à volta do sol?

Neil deGrasse Tyson

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page